quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fazendo as contas

hoje faz três anos do fim
hoje faz três anos de mim

olhei para o lado e me perguntei o que mudou, o que mudei
vi uma coleção de medalhas, vi meu próprio porta-copos,
vi pelos de cachorros no sofá
mas não consegui perceber muito mais

isso aconteceu porque abri um velho livro
e em vez de palavras,
aprisionadas,
saíram lá de dentro velhas emoções

foi um susto.

não sei por que tive ímpeto de relê-lo
e nele estava  escrito: Cilene, 36a

eu comecei a me lembrar das emoções que tive da primeira vez
e o quanto ou no que mudei nesses anos todos, quase uma década

e, então, percebi o dia que era hoje.

três anos do fim, três anos de mim

uma ressaca mental me rodopiou
do passado ao futuro do presente
e eu me vi com olhos de ontem,
pensando no futuro, de quando
nunca mais veria aquela praia,
e eu me vi com olhos de hoje,
lembrando que nunca mais revi
aqueles lugares longínquos

e em vez de constatar as mudanças ocorridas,
constatei as certezas que sempre tive
que eu não caibo em mim
e só fez três anos do fim?

um fim que nunca teve começo
um fim de um grande tropeço
um fim de um querido degredo.

E do livro, escrito Cilene 36a,
saiu poeira, saiu riso, saiu lágrima, saiu fome, saiu dor
saiu sonho, saiu esperança, saiu vida, saiu amor
saiu cheiro, saiu chuva, saiu tristeza, saiu cor

E eu fiquei olhando para aquelas páginas vazias
(Com letras que já não me diziam nada)
fiquei pensando no que pensar

se seria preciso preencher aquele vazio
ou se seria melhor sacudir até o fim, até o fundo

Afinal, o que são três anos pra quem nunca teve matemáticas?
datas redondas, comemorativas, festivas
divididas, somadas, multiplicadas
biênios, dezenas, bodas?

Ah, as vezes sinto saudades de ter sido ignorante
aquele que desconhece
aquele que não reconhece
aquele que se sente feliz...

Mas então, eu me lembro que não era assim
e lá do fundo do livro, vêm as saudades de mim

E o que mudou? nada
eu não sabia de nada e não era feliz
eu ainda não sei de nada e continuo não sendo feliz

O que mudou?
Cilene, 45a

Nenhum comentário:

Postar um comentário