quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Terapia alternativa

A tarde de 09 de janeiro de 2011 foi uma espécie de regressão. Apesar de sermos poucos, viemos muitos. Dentro de cada um de nós havia lembranças e gargalhadas de ontem... Como disse a Mauê, parecia que ontem havia sido sexta-feira do colégio e estavámos nos encontrando numa daquelas inúmeras festas da turma, para comentar sobre nossos colegas, professores, provas, paqueras, problemas com a mãe ou o pai ou o namorado/a e tantas bobeiras tão agradáveis a um bando de adolescentes de 14 e 15 anos ali presentes.

O resultado desse encontro foi tão bom, tão positivo, que parece que passei um mês inteirinho de férias com vocês... Foi uma terapia alternativa! Eu gosto de me considerar como a idealizadora desse encontro e a Patty foi a produtora oficial! Tão simpática! Ela e o Fernando não apenas cederam a casa como, realmente, nos acolheram e viabilizaram uma forma muito agradável de podermos conversar, nos abraçar, levar nossos filhos e tentar ultrapassar as saudades.

A Bernadete está igualzinha... a grande diferença é que agora tem o André pra chamar de seu. Fora isso, é a mesma menina, meiga, inteligente, engraçada e quieta ao mesmo tempo, vai entender!

A Anna Paula mudou muito! E para melhor! Está linda e continua atleta e engenheira. Continua uma mulher poderosa. De pequena, só a Amandinha...

O Jeferson é um lord. Você arrasou com as maçãs folhadas com canela quentinhas e sorvete de creme (vamos deixar os outros com um pouquinho de inveja...) Alex Atala que se cuide!!! Além das qualidades culinárias, continua aquele amigão alegre, prestativo, carinhoso, confiável.

E o Mauri!!! que figura!!! igual, igual, igual! A mesma alegria, tenacidade, sagacidade e soriso maroto (gostou?). É o mesmo garoto antenado e inteligente da época do colégio.

A Mauê está loira, de cabelos curtos e lisos rsrsrsrsrsrsrsrsrrs mas a voz continua igual! As risadas, as histórias, o sentimento forte de amizade continuam iguais. E que disposição! Veio direto do Guarujá e voltou no mesmo dia! É uma amiga de palavra e atitude!

A Del, eu sempre tenho visto ao longo desses anos todos, não sei dizer se mudou muito ou não. Mas seu traço mais marcante continua lá: a generosidade. Embutida nessa generosidade está a gentileza com que nos escuta e nos apoia, a paciência com que se interessa por nós e pelas nossas histórias, e a boa-vontade de dar carona e levar os "PNE" como eu pra casa.

A Patty continua sedutora! A mesma! É aquela linha tênue. Aquela que a gente tem que ter cuidado para não sentir ciúmes demais (dela e dos nossos!), pois não é que até a Luísa está encantada pela Patty! É a segunda geração das piscianas que te sabem ouvir...

A Cilene continua mais ou menos, sou suspeita pra falar. Uns dizem que não mudei nada (ou muito!)  - mas eu sei! Vocês me conheceram antes dos 20 e agora eu já estou depois dos 40!!!! Mas posso contar uma coisa que mudou em mim: na época da escola eu era mais tímida, insegura e jamais teria a coragem de hoje de falar do meu amor por vocês. Acho que é porque naquela época eu ainda não sabia o valor de ter amigos. Não, não é bem isso, é difícil explicar. Mas é que eu achava que as relações escolares iriam acabar ali. Jamais sonhei que sentiria a mesmíssima coisa ao revê-los vinte anos depois... só então pude verificar, comprovar, que o sentimento da amizade não muda, não envelhece, não desaparece.

Muitos colegas não foram, mas sei que gostariam de ter ido. A maioria respondeu ao nosso convite e disse que da próxima vez irá. Eu sei que quando nos reencontrarmos também será igual: um misto de alegria e emoção. Saudades do que passou, curiosidade, causos a contar. Espero que esse encontro seja logo e com um quorum maior.

Até breve!

4 comentários:

  1. Sabe Cila foi exatamente isso que senti naquele dia, que fomos ao colégio na sexta e combinamos um almoço no domingo...
    Foi maravilhoso poder formar o Quarteto de novo:Cila, Anna Paula, Del e Mauê.Tão delicioso que esse quarteto virou um grupão e vibrou numa única sintonia.Com alegria e amizade...
    A felicidade estava estampada em nossos sorrisos e nos abraços apertados que demos em cada um...
    Foram reafirmadas amizades antigas e concretizadas novas...
    Mas o mais importante foi poder ter a certeza que uma amizade verdadeira não perde seu encanto,não desaparece,não diminui por causa do tempo!!!
    Agradeço a vcs por me darem essa oportunidade de me sentir viva e voltar a um passado que foi muito importante na minha vida!!!
    Obrigada de coração, Mauê

    ResponderExcluir
  2. Mauê, querida, eu é que agradeço. Realmente a emoção foi unânime e envolvente! Estamos vivas de novo, no pós-14anos... e isso é muito bom! vamos repetir!

    ResponderExcluir
  3. oi cila!!! muito bacana o texto, até porque mostra que até que estamos envelhecendo bem :)

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Que vontade de chorar...

    ResponderExcluir